O programa que auxilia os pais a construir famílias mais sólidas através de encontros em grupos com famílias de crianças na primeira infância (0 a 6 anos).
Realização IVEPESP – instituição autorizada no Brasil pela American Psychological Association para realização de formações.
Dias 12 e 13 de Abril de 2024 em São Paulo.
R$ 3.200 em até 6x – Vagas limitadas
Dúvidas: [email protected]
Verificou-se, por meio de pesquisas científicas, que após a participação no ACT as mães fortalecem a parentalidade positiva visando reduzir as práticas violentas e punitivas contra as crianças. As evidências demonstram uma diminuição nos problemas de comportamento dos(das) seus(suas) filhos(as).
O ACT é uma estratégia a ser incorporada nos programas e serviços já existentes na política de assistência social, voltado para o atendimento e acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade social.
O Programa ACT é implementado por meio de parcerias de instituições públicas e privadas com as Master Trainers do Programa ACT no Brasil, Elisa Rachel Pisani Altafim e Maria Beatriz Martins Linhares, Coordenadoras de Desenvolvimento Infantil do IVEPESP.
ACT Ceará teve início em 2020 vinculado a Secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos – SPS e o Mais Infância Ceará em 24 municípios.
As Fundações Maria Cecilia Souto Vidigal, Porticus América Latina e Bernard van Leer formaram uma coalizão no propósito de, em parceria com o Governo do Estado do Ceará e via colaboração deste com os municípios, promover o desenvolvimento infantil das famílias e crianças cearenses, em especial daquelas em situação de vulnerabilidade social. A atuação da coalização é voltada:
Ebook: Parentalidade e Infância Protegida
Ebook: Programa ACT - Caminhos para sustentabilidade
Folder: Para educar crianças em ambientes seguros
O ACT Para Educar Crianças em Ambientes Seguros foi desenvolvido baseado em evidências científicas pela American Psychological Association, que possui seus direitos autorais e propriedade intelectual, não sendo permitida a reprodução ou alteração dos materiais.
O ACT é realizado em mais de 16 países e, desde 2012, essa estratégia tem sido realizada no Brasil.
O ACT, deve ser implementado na sua totalidade, 9 encontros (reunião prévia e os 8 encontros) conforme está no Manual do Facilitador:
O ACT é uma tecnologia social eficaz e de baixo custo de implementação que pode ser incorporada em diferentes serviços públicos de atenção à criança.
O ACT pode ser realizado por profissionais com formação superior e que atuam na área da infância (Ex: Psicólogos, Assistentes Sociais, Pedagogos, Terapeutas Ocupacionais, Enfermeiros e outras formações). É recomendado que esses profissionais tenham experiência prévia de trabalho com famílias de crianças e condução de grupos.
Os facilitadores podem conduzir grupos com pais ou cuidadores. No entanto, não estão autorizados a treinar novos facilitadores. O treinamento de novos facilitadores é realizado exclusivamente pelos ACT Master Trainer, que passam por um treinamento autorizado pela APA. As Profas. Dras. Elisa Altafim e Maria Beatriz Linhares, são Master Trainers autorizadas pela APA para a realização de treinamentos de novos facilitadores do ACT.
Créditos: Imagem de cabeçalho por @kellysikkema
CNPJ: 15.151.763/0001-00
R. Antonio Bastos, 618
Sala 01
Vila Bastos - Santo André
09040-220