No dia 25 de abril de 2023 foi entregue o documento Caminhos para Sustentabilidade para o Governo do Estado do Ceará na pessoa da Dagmar Soares, coordenadora do Programa Mais Infância Ceará, pela Profa. Dra. Elisa Rachel Pisani Altafim, o qual foi posteriormente entregue a Secretária de Proteção Social Onélia Santana e Marcia Dutra, Coordenadora da Secretaria de Proteção Social Especial e ao Caio Cavalcanti, Secretário Executivo da Infância, Família e Combate à Fome da SPS.
Este documento foi um produto do Projeto: “Programa de intervenção baseado em evidência científica com enfoque na Parentalidade Positiva e Prevenção de violência contra crianças: Formação, Nucleação e Pesquisa”, coordenado pelas Professoras Doutoras Elisa Altafim e Maria Beatriz Martins Linhares, da Coordenadoria de Desenvolvimento Infantil do Instituto para Valorização da Educação e Pesquisa do Estado de São Paulo (IVEPESP/SP), em parceria com a Luzia Torres do Instituto da Infância (IFAN/CE), e financiado pelas Fundações Maria Cecília Souto Vidigal, Porticus e Bernard Van Leer.
No âmbito do projeto, no período de 2020 a 2023, ocorreu a formação de profissionais para atuarem como facilitadores do Programa ACT – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros, para a prevenção de violências contra crianças e fortalecimento da parentalidade positiva. O projeto promoveu a nucleação de equipes em 24 municípios, implementação do programa com famílias de crianças de 0 a 6 anos e a avaliação dos efeitos do programa.
O documento Caminhos da Sustentabilidade tem por objetivo subsidiar o trabalho de gestores para manutenção dos avanços do Programa ACT nos 24 municípios participantes, após o término do projeto em 2023. Destaca-se que, no Ceará, o Programa ACT foi centrado na Secretaria de Proteção Social, porém é um programa que pode ser implementado com famílias em diferentes setores Proteção Social, Saúde, Educação e Justiça, como apontado no documento.
Baixe o documento Caminhos da Sustentabilidade em PDF.