Professora Associada (Livre-Docente, MS-5) Sênior do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1977), com especialização em Psicologia Clínica Infantil pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP (1978-1979), títulos de especialista em Psicologia Clínica e e Psicologia Hospitalar, conferidos pelo CFP, Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1983) e Doutorado em Ciências (Psicologia Experimental) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1988). Pós-Doutorado na University of British Columbia (Vancouver, Canadá) realizado em 2002 com Dra Ruth E. Grunau. Livre-Docência na FMRP-USP em 2009. Docente das Disciplinas de Psicologia Médica e Introdução à Comunicação com paciente no Curso de Medicina da FMRP-USP e Psicologia do Desenvolvimento nos Cursos de Terapia Ocupacional, Fisioterapia Nutrição e Metabolismo e Fonoaudiologia da FMRP-USP. Docente-orientadora, Vice-cordenadora (2004-2010) e membro titular da Comissão Coordenadora (2010-2012;2013-2015), do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da FMRP-USP (Conceito 7 CAPES). Docente-orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP (Conceito 5 CAPES ). Docente coordenadora do Serviço de Psicologia Pediátrica do HC Criança do HCFMRP-USP. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Prevenção em Problemas de Desenvolvimento e Comportamento da Criança – LAPREDES (FMRP-USP). Coordenadora de dois Programas de Aprimoramento Profissional do Hospital das Clínicas da FMRP-USP (Psicologia do Desenvolvimento na área da Saúde e Psicopedagogia Clínica). Tem experiência em ensino, assistência e pesquisa na área de Psicologia, com ênfase na área de Tratamento e Prevenção Psicológica, focalizando os seguintes temas: prevenção de problemas de desenvolvimento e comportamento da criança, fatores de risco e proteção ao desenvolvimento de crianças vulneráveis nascidas pré-termo; avaliação do desenvolvimento infantil; avaliação de dor e manejo não-farmacológico da dor em neonatos e crianças; abordagem bio-comportamental no estudo da dor em bebês; temperamento da criança; Cuidado Desenvolvimental em UTI-Neonatal; o impacto psicológico de enfermidades e hospitalização na criança e na família. Membro do GT da ANPEPP – Pesquisas em Psicologia Pediátrica, sendo coordenadora de 2004-2008. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 1991 (atualmente nível 1-A). Líder do Diretório de pesquisadores do CNPQ Pesquisas em Psicologia Pediátrica. Foi Primeira Secretaria da Diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia (Gestões 2010-2011; 2012-2013) e foi Membro do Comitê de Políticas Científicas da ANPEPP nas Gestões 2011-2012 e 2013-2014. Membro do Comitê de Avaliação da CAPES para Programas de Pós-graduação em Psicologia (trienal 2010 e trienal 2013). Collaborator member of Pain in Child Health (PICH): a CIHR Strategic Training Iniative in Health Research. Membro do Programa Colaborativo Brasil-Canada para o Manejo da Dor em Crianças / Programa HC Criança Sem Dor. Foi Membro da Comissão Editorial da Revista Paidéia (FFCLRP-USP, Qualis CAPES – A1). Pesquisadora responsável junto com a Profa Dra Lúcia Williams (UFSCar) da pesquisa sobre validação no Brasil do Programa ACT-Raising Safe Kids, da American Psychological Association – APA. Coordena o Treinamento de Facilitadores no ACT program no LAPREDES, Ribeirão Preto. Treino de capacitação IDEAS framework do Frontiers of Innovation, Center of Developing Child, Harvard University. GO-TEAM Brazil dos projetos do I-Lab, – Laboratório de Inovação, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
Programas e projetos coordena: