Presidente do Ivepesp, Helio Dias, do Instituto de Física da USP, lembrou que a cidade de São Paulo deveria ter mais espaços para divulgar a ciência. Nesse sentido, propôs a criação de Centros de Divulgação Científica e, principalmente, defendeu atividades de ensino baseadas na resolução de problemas, que, comprovadamente, geram nos alunos, taxas de retenção de conteúdos de 75%, contra 5% das aulas expositivas tradicionais.
Dias citou ainda experiências realizadas na Universidade de Michigan na direção de plataformas educacionais interativos e e-books em que o leitor seja um ator participante. Ele enfatizou que a introdução nos cursos superiores de disciplinas de Física, Matemática e computação deveriam ocorrer de acordo com a necessidade para ajudar a solucionar problemas concretos.
O trabalho equipe, colaborativo, foi enfatizado, assim como a utilização de recursos interdisciplinares e tecnologias interativas. “Programas individualizados de exercícios a serem feitos em casa, por exemplo, desafiam o estudante de modo que ele aprenda fazendo, compartilhando a experiência com os colegas”, concluiu. “Um evento como este que estamos fazendo, na casa do povo, que é a Câmara dos Vereadores, é um passo para uma conscientização maior nessa direção.
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