O Grande Aglomerado Globular de Hércules é um aglomerado globular de estrelas na constelação de Hércules. Foi descoberto pelo inglês Edmond Halley em 1714, e posteriormente catalogado pelo francês Charles Messier em 1 de junho de 1764.
Com magnitude aparente de 5,8, é fracamente visível a olho nu, mesmos sob condições extremamente boas de observação. Tem um diâmetro aparente na abóbada celeste de 23 minutos de arco e é facilmente visível mesmo em pequenos telescópios. Situa-se a cerca de 25 100 anos-luz em relação à Terra e sua idade foi estimada em 13 bilhões de anos.Foi escolhido como alvo para uma das primeiras mensagens de rádio enviadas ao espaço, com o objetivo de transmitir a uma possível civilização extraterrestre informações sobre a Terra e a civilização humana. A mensagem foi em 1974 pelo projeto SETI com o uso do radiotelescópio porto-riquenho Arecibo.
A razão principal era devido ao fato de que a região, tendo uma alta densidade de estrelas, tem uma maior chance de existência de vida inteligente habitando um planeta. Entretanto, o aglomerado já não vai mais estar em sua localização atual quando a mensagem chegar; foi mais uma demonstração tecnológica do que uma tentativa real de contactar uma civilização extraterrestre inteligente.