O IC 4870 , também conhecido como LEDA 63432, ESO 105-11 e IRAS 19327-6555, fica a meros 28 milhões de anos-luz de distância da direção da constelação do sul de Pavo.

Esta galáxia foi descoberta pelo astrônomo americano DeLisle Stewart em 1900.

Ele contém um núcleo galáctico ativo (AGN), uma região central extremamente luminosa, tão iluminada que pode ofuscar o restante da galáxia.

Os AGNs emitem radiação em todo o espectro eletromagnético completo, desde as ondas de rádio até os raios gama, produzidos pela ação de um buraco negro supermassivo central que devora o material se aproximando demais dele.

O IC 4870 também é classificado como uma galáxia Seyfert , um tipo particular de AGN com linhas de emissão características.

A galáxia foi fotografada pelo Hubble para vários estudos de galáxias ativas próximas.

Usando o Hubble para explorar as estruturas de pequena escala do AGN em galáxias próximas, os astrônomos podem observar os traços de colisões e fusões, barras galácticas centrais, explosões nucleares, jatos ou vazões, e outras interações entre um núcleo galáctico e seu ambiente circundante.

Imagens como essa podem ajudar os cientistas a entender mais sobre a verdadeira natureza das galáxias que vemos em todo o cosmos.