Uma fita extraordinária de gás quente que se arrasta atrás de uma galáxia com uma cauda foi descoberta usando dados do Observatório de Raios-X Chandra da NASA. Esta fita, ou a cauda de raios-X, é provavelmente devida ao gás retirado da galáxia devido ela se mover através de uma vasta nuvem de gás intergaláctico quente. Com um comprimento de pelo menos 250.000 anos luz, é provável que seja a maior cauda já detetada.
A cauda está localizada no aglomerado de galáxias Zwicky 8338, que é quase 700 milhões de anos luz da Terra. O comprimento da cauda é mais de duas vezes o diâmetro de toda a Via Láctea. A cauda contém gás a temperaturas de cerca de dez milhões de graus, cerca de vinte milhões de graus mais frio do que o gás intergaláctico, mas ainda quente o suficiente para brilhar intensamente em raios-X Chandra, que pode detectar.
Os pesquisadores acreditam que a cauda foi criada como uma galáxia conhecida como CGCG254-021, ou talvez um grupo de galáxias dominadas por essa grande galáxia, arado através do gás quente no Zwicky 8338. A pressão exercida por este movimento rápido causado gás a ser arrancada da galáxia.
Fonte:Nasa!